contador

MENU

cabeçalho

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Por que todo cristão deve buscar "vitórias"? [Parte 1]

Todos os dias, nas igrejas ou em qualquer local onde se reúnem dois ou mais crentes, ouvimos a palavra “vitória”. São pregações, músicas, orações, campanhas, quebras de maldições, receitas, promessas e até marchas, vale tudo para alcançar a desejada vitória. A bíblia fala disso em muitos momentos e temos como um dos lemas evangélicos o versículo que diz: “em todas as coisas somos mais do que vencedores”. Mas será que a gente realmente entende o que isso quer dizer? Muita gente não.
Essa palavra, assim como outras, se repete tanto por aí que acabamos “naturalizando”, absorvendo, o sentido em que é usada: falar de vitória nos remete automaticamente à idéia de conseguir algo material, objetivo, de que precisamos e que desejamos. Esse algo pode ser a cura física, a conversão da família, o emprego, a casa própria, o matrimônio, uma mansão, um carro, e, no caso dos pastores mega stars, até um avião. Achamos completamente normal o fato de pessoas se dirigirem à igreja a fim alcançar tais coisas, afinal de contas, dizem, “está na bíblia”. Nos cultos dos empresários ou dos homens de negócios ninguém estranha promessas como “hoje Deus vai mandar a sua benção!”, “receba hoje a sua vitória!”.
É melhor nem falar da barganha dos pilantras da fé, nem das heresias malafaianas, ou do comércio de relíquias do céu, pois já é um assunto velho. Meu objetivo não é também esclarecer a raiz etimológica das diversas traduções bíblicas para o termo “vitória” e historicizar seus possíveis significados, pois sequer tenho competência para isso; minha intenção é tão somente compreender os significados desta palavra quando aparece nas escrituras e compará-los, ao fim, com o discurso dominante hoje. Examinando a bíblia, pesquisando o sentido de “vitória” segundo  mensagem de Cristo e dos escritores do NT, cheguei a algumas conclusões.                                                                                  Claro, não é por acaso que pesquisei apenas o Novo Testamento. Assim fiz por crer que estamos debaixo da Nova Aliança, não da Lei, de modo que as proposições teológicas que guiam nossa fé devem predominantemente se basear nos valores os quais Cristo defendia; além disso, caso eu quisesse estudar este tema conforme o AT teria de compreender “vitória” como: conquista por guerra, morte dos ímpios, assassínio de incrédulos, invasões em nome de Deus, vingança; e coisas do tipo que já vimos muito na história do Ocidente, e que os EUA ainda praticam de vez em quando, mas que, em geral, estão cultural e moralmente distantes de nós.                                                
               De Mateus a Apocalipse encontramos a palavra “vitória” quatro vezes; três pertencem ao mesmo texto, a saber, I Coríntios 15. O termo é aqui utilizado em relação à Morte, de modo que a alegria que motiva Paulo a escrever é a vitória da cruz, ou seja, a possibilidade de ressurreição e vida eterna, a vitória sobre o inferno: “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (v.57). A quarta e última passagem que cita o termo vitória se encontra em I João 5:4 e se refere à luta contra o mundo: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”.
Parece-me no mínimo estranho que um termo, e mesmo a idéia, que tem tão pouca visibilidade nas escrituras, e ainda assim com sentido bem diferente, receba tanta ênfase no discurso “evangélico” e esteja associado de forma abusiva a valores tão distantes do que Cristo propunha; apesar disso, representa uma “verdade” teológica comumente aceita no seio das igrejas protestantes. Só para exemplificar, lembremos algumas canções: “hoje o meu milagre vai chegar... me dá vitória nesta hora..”; “a minha vitória hoje tem sabor de mel, tem sabor de mel...”; “preciso de  uma bênção não vou desistir, sem ela eu não vou sair daqui...”; etc. Canções que claramente associam a palavra vitória ao alcance de algo terreno, imediato. (Continua...)
[Falta analisar, obviamente, os demais textos bíblicos que tratam do mesmo tema. Na segunda parte mostrarei os versículos que abordam a mesma questão - em que aparecem os adjetivos e verbos ligados ao termo "vitória". Veremos como é impressionante a distância semântica entre o uso desta palavra nos dias de hoje e seu sentido bíblico.]

Postado por: Lion

Nenhum comentário:

Postar um comentário