contador

MENU

cabeçalho

sábado, 2 de julho de 2011

Por que todo cristão deve buscar "vitórias"? [Parte 2]

[Na primeira parte do artigo procurei na bíblia, no NT, os sentidos atribuídos ao substantivo "vitória". Nesta parte final do texto pretendo provar que todo cristão DEVE sim correr atrás de vitórias.]
É claro que o verbo ”vencer” e o adjetivo “vencedor”, e suas flexões, também foram pesquisados na bíblia e pude perceber que os mesmos têm sentidos mais amplos que o substantivo correspondente; vejamos quais.

O verso 37 de Romanos 8 é clássico e dispensa muitos comentários: o contexto deixa claro que somos mais que vencedores em todas “estas” coisas. Por “estas” entende-se a tribulação, a angústia, a fome, a perseguição, a nudez, o perigo, e tudo que os cristãos que trabalham para a obra de Deus, “postos à morte o dia todo”, possam sofrer por carregar consigo o nome de Cristo. Em Romanos 12:21 o termo vencer se refere à luta contra o mal, de modo que Paulo é categórico ao explicar que o perdão e o amor aos inimigos são vitórias que valem à pena, “vencer o mal com o bem”. Em II Coríntios 2:10 lemos sobre o perdão ao próximo com o fim de não sermos vencidos por Satanás. Em I João 2:13 e 14 o autor se refere à vitória, que já temos, sobre o Maligno e suas forças. No mesmo livro, verso 5 do capítulo 5, continuação do texto que já citamos, fala-se de vencer o mundo, suas paixões, por meio da fé em Cristo e no capítulo 4 verso 4 a vitória é sobre os Anticristos, que já estão no mundo. Em II Pedro 2:19 e 20 o apóstolo nos adverte do perigo de ser vencido pela corrupção, pois muitos, tornando-se escravos, se deixam seduzir pelas “imundícies do mundo” tornando seu “último estado pior que o primeiro”, quando não conheciam a Cristo. Hebreus 11:33 lembra as vitórias dos tempos antigos, enfatizando a implantação da justiça nos lugares conquistados. Em Lucas 11:22 nosso Cristo compara sua obra, no caso a libertação de um endemoninhado, a um homem forte que vence alguém mais fraco. Em Apocalipse temos 14 referências que usam termos parecidos, sempre os relacionando à vitória sobre Satanás e às recompensas eternas, espirituais, vitória sobre o pecado, o mundo e o diabo.

Agora eu penso... Como diabos uma palavra que tem tão rico significado dentro das escrituras – conforme vimos: vencer a morte, perdoar, superar o mundo assim como Cristo superou, alcançar a eternidade, etc. – foi reduzida à pobre e herética concepção de conseguir algo material que se deseja? A vitória a qual devemos buscar, e única que têm base bíblica, é a que já temos, a saber, a salvação (“E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível" [Atos 9:25]). Todos nós, mulheres e homens, vivemos e lutamos com algum objetivo e por isso mesmo nosso Cristo nos aconselha a lutar por coisas diferentes daquilo por que o mundo luta:  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas (Mateus 6:31,32).

Devemos ter muito cuidado com os “Cultos de Vitória”, as “Campanhas da Prosperidade”, “Correntes das Sete Semanas” e coisas do tipo; cuidado dobrado precisamos ter com a falácia bem arquitetada, que  mistura verdade com mentira, de homens como “Pedir Maiscedo”, “Mala Falha”, “Infeliciano”, “Rodo Velho”, “Sem Tiago” e muitos outros... Eles falam muito em vitória, mas não sabem o que ela significa...

Depois de ler a bíblia e analisá-la descobri que todos os cristãos devem sim desejar e buscar ter vitórias. Não me refiro a esta distorção que a igreja hoje, infelizmente, defende e chama de vitória, à vida fácil, à riqueza corruptível, ao reconhecimento entre os homens ou mesmo a milagres. Refiro-me à vitória de que a bíblia trata. Vitória de verdade, por que todos devemos lutar, é aquela sobre o mal, o vencer a si mesmo, o aprender a perdoar, o superar as tribulações e reveses do mundo, é prosseguir, como Paulo, rumo ao alvo que é Cristo, a fim de  sermos cada vez mais parecidos com Ele: humilde, confiante em Deus e no seu amor sem barganhas, amante dos desfavorecidos, comprometido com a causa dos injustiçados, em fim, vitorioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário